Conjunto Sapatinho de Crochê Charminho



Na aula de hoje vamos fazer o conjunto charminho, confira a seguir a lista de materiais e vamos dar início a nossa aula.

Para confeccionar o nosso conjuntinho, nós vamos precisar de um novelo, da linha charminho da círculo, que foi especialmente desenvolvido para crianças e bebês. Ele tem um toque bem gostoso, uma torção especial para que a peça fique bem leve e delicada. Ele vem com novelos de 500 metros, então rende bastante, pra vocês terem ideia, com uma vela a gente trabalha um casaquinho tamanho recém-nascido a um mês, e ainda sobra fio.
Vamos precisar de linha e agulha de costura combinando com o tom da linha, agulha para crochê 1.75, botões transparentes tamanho camisa, e pérolas 6 milímetros, e todos esses materiais que você está vendo aqui e vários outros materiais tudo que você precisa para confeccionar as suas peças você encontra na mega Armarinho, que é o seu Armarinho virtual onde você compra e recebe aí na comodidade da sua casa, a compra muito fácil a entrega é muito rápida e facilita bastante para gente que às vezes não tem tempo ou não encontra os materiais na nossa cidade. Então tem bastante acessórios pedraria sonhos todos esses acessórios mesmo presente enfeitar a nossa peça, e eu vou deixar para vocês aqui em cima no vídeo o link da loja Mega Armarinho, para que você conheça nossa loja, Visite a loja e veja também todas as promoções todas as novidades que a loja recebe semanalmente, e as possibilidades de frete grátis.


Bom pessoal e agora que a gente já tem a lista de materiais nós já podemos dar início a nossa aula. Iniciamos o nosso sapatinho fazendo um cordão com 17 correntinhas, conto uma, duas, três, quatro e na quinta correntinha começa a trabalhar fazendo um ponto alto para cada ponto da carreira de base para cada correntinha até chegar à última correntinha da carreira onde eu volto para fazermos aqui a voltinha curvinha da sola do sapatinho.

Cheguei no último ponto já trabalhei um ponto alto nessa última correntinha aqui mesmo nessa última corrente da carreira nós vamos voltar e trabalhar mais 7 pontos altos juntos no mesmo ponto da carreira de base ficando no total nessa última corrente com 8 pontos altos no mesmo Ponto da carreira de base na mesma correntinha, então oh eu já tenho um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete e oito. Agora trabalho um ponto alto para cada ponto da carreira de base até chegar a última ponta da carreira. Quando chegarmos aqui desse lado no último ponto eu já tenho as correntinhas iniciais que eu conto como um ponto, então coloco mais sete e fecho com ponto baixíssimo na quarta correntinha da carreira de base onde iniciamos o nosso trabalho.

Finalizada a primeira carreira da sola vamos agora para segunda... Subo três correntinhas e vamos trabalhar um ponto alto para cada ponto da carreira de base até chegar nos oito no primeiro dos oito que colocamos juntos lá na última correntinha da base onde o volto para fazer os aumentos. Cheguei aqui no primeiro dos oito, e para cada um dos oito pontos, nós vamos trabalhar agora dois pontos altos juntos no mesmo ponto da carreira de base. Então eu fiz dois no primeiro venho no segundo faço um ponto alto, volto Nesse Mesmo ponto e faço mais um ponto alto ficando com dois pontos altos juntos no mesmo ponto da carreira de base, como temos 8 fazendo aqui essa voltinha da sola nós ficaremos no total com 16 pontos altos. Na outra lateral ponto alto para cada e aqui na parte da voltinha da sola do outro lado dois pontos altos juntos pra cada um dos 8, fecha a carreira com ponto baixíssimo e volta para última carreirinha na sola.

Segunda carreira finalizada inicia a terceira e última carreira da sala fazendo duas correntinhas e vou trabalhar um meio ponto para cada ponto até chegar ao primeiro dos 16 então meu ponto laçadinha na agulha como se eu fosse fazer um ponto alto mas pego as 3 lançadas de uma única vez. Então trabalho dessa forma até chegar ao primeiro ponto né dos 16, onde eu vou mostrar para vocês como vamos fazer o aumento na parte da cozinha e depois dar continuidade na carreira.

Cheguei aqui no primeiro dos 16 também então nesse primeiro eu faço no meu ponto voltando no mesmo ponto e faço mais um meio ponto então fiquei com dois pontos num mesmo ponto, próximo passo um ponto próximo dois pontos juntos no mesmo ponto da carreira de base, próximo meio ponto próximo dois e Sim nós vamos trabalhar até chegar ao último dos 16, venho trabalhando no primeiro ponto dos dois eu faço dois juntos e no segundo são um, então nós vamos chegar aqui no último ponto onde vamos fazer só um meio ponto do outro lado da carreira na parte da curvinha nós vamos repetir o mesmo processo vamos manter um meio ponto para cada ponta de baixo Estamos chegando ao final dos 16 então aqui são os dois últimos no primeiro dos dois eu faço dois pontos em um segundo só um meio ponto e aí continua no ponto para cada ponto da lateral e quando eu chegar aqui no primeiro dos 16 eu sigo mesmo processo que nós já fizemos aqui desse lado fazendo os aumentos e depois finalizando com o ponto baixíssimo salinha finalizada subo duas correntinhas e agora eu vou trabalhar uma carreira em meio ponto pegando só uma laçada de trás do ponto então deixa a primeira vez na segunda e vou trabalhar um meio ponto para cada ponto da carreira de base.

Aqui nós já estamos fazendo a parte da base do sapatinho parte de cima do sapatinho Então essa carreira eu trabalho pegando na laçada de trás a próxima carreira eu trabalho fazendo um meio ponto para cada ponto da carreira de base também mas pegando normalmente nas duas machadinhas do ponto essa nós pegamos na laçada de trás para ficar esse relevo aqui aparecendo entre a sola e a parte de cima do sapatinho a parte da diminuição na frente do pezinho então a gente dobra deixa ele bem retinha Seguindo aqui as correntinhas iniciais para dobrar anos e eu vou contar aqui na parte da frente 8 pontos 1 2 3 4 5 6 7 e 8 Agora eu vou começar a trabalhar em ponto alto mas pegando de dois em dois pontos juntos então fico com as 3 lançadas na agulha pego as duas primeiras e deixa o restante na agulha venho no próximo faço a metade do ponto alto e deixa o laçada na agulha quando eu tenho as três latinhas eu fecho os três de uma única vez então um dia eu tinha dois pontos na base fiquei apenas com um e assim eu venho repetindo esse mesmo processo pegando de 2 em 2 por 8 vezes então eu vou chamar de bloquinho os dois pontos juntos então temos 12 agora eu vou fechar o terceiro completar os 8 quando eu terminar os as oito vezes os dois pontos pelos juntos vão fazer o restante da carreira dando toda a volta depois das dimensões passando pelo calcanhar e fechando lá no primeiro ponto que fizemos depois que terminarmos a diminuição trabalhamos mais uma vez em meio ponto finalizei a carreira e já iniciei a próxima onde eu caminhei fazendo um meio ponto para cada ponto da carreira de base até restarem dois pontos antes do primeiro bloquinho que fizemos pegando de dois em dois juntos que são os pontos altos onde fizemos os blocos pegando os dois pontinhos em dois antes eu paro.


 Porque aqui nós já vamos começar a fazer as diminuições então metade do mundo ao te deixo na agulha metade deixo na agulha e fecho os dois juntos nessa parte da frente onde nós já temos a diminuições nós trabalhamos na mesma forma e Gandu de dois em dois pontos altos juntos formando um bloquinho E assim a gente percorre toda essa parte da frente quando nós chegamos aqui é o último bloquinho nós vamos passar dois pontos onde trabalhamos em meio ponto como nós começamos 2 antes lá no início Então faça metade do pontual te deixo na agulha venha no próximo metade do pontual te deixo na agulha e fecho os dois de uma única vez depois vamos trabalhar um meio ponto para cada ponto da carreira de base até chegar lá no primeiro pontinho que fizemos nessa carreira Onde vamos fechar com ponto baixíssimo mais uma carreira finalizada agora já Conseguimos ver o formato do sapatinho.

Agora eu trabalho um meio ponto para cada ponto da carreira de base iniciando a carreira com duas correntinhas e dessa forma agora o prosseguimos com um ponto no meio ponto para cada ponto da carreira de base e mais uma vez Vamos parar dois pontos antes do primeiro dos dois que pegamos juntos antes da primeira diminuição trabalhando em e-mail e aqui nós vamos repetir o mesmo processo das carreiras anteriores e canto de dois em dois pontos altos juntos em toda essa parte da frente vou percorrer pegando de dois em dois juntos na parte da frente quando eu chegar no último ponto onde eu peguei a última diminuição Eu Arraso pegando 2000 pontos do seu lado igual começamos 2 antes finalizamos 2 após o restante da carreira no meio ponto para cada ponto da carreira de base até fechar lá no primeiro pontinho que fizemos uma carreira finalizada agora nós vamos para carreira final onde nós já trabalhamos o fecho e finalizamos as diminuições na parte da frente do pezinho tão aqui primeiro depois eu vou mostrar como fazer a inversão do fecho Pois cada um tem que ficar por um lado então nem sei que eu começo da mesma forma duas correntinhas e um meio ponto para cada ponto da carreira de base até completar aqui 6 pontinhos contando as correntinhas como um ponto um dois três quatro cinco seis agora eu trabalho 16 correntinhas uma duas três quatro até completar as 16 completei as 16 eu venho e pulo uma duas três quatro cinco seis na sétima vou trabalhar um ponto alto para cada ponto cada correntinha da carreira de base até chegarmos na base do sapatinho novamente.

Então cada correntinha um ponto alto como vocês estão vendo aqui aqui no início já ficou a casinha para o botão e a gente continua trabalhando até chegar na base cheguei aqui na última correntinha só que aqui nesse espaço do meio ponto eu vou passar agulha e vou trabalhar um ponto alto porque para que não fique aquele espaço sobrando entre as correntinhas o ponto e a base então fica bem fechadinha agora eu pulo dois pontinhos em terceiro eu fecho com ponto baixíssimo para ficar bem coladinho na base depois de fechar aqui então eu volto Trabalhou muito baixo e volto a trabalhar cada ponto da carreira de base até dar a volta em toda carreira então eu não preciso mais fazer diminuições na parte da frente faço só uma carreira em meio ponto até chegar lá do outro lado da carreira onde iniciamos Fazendo as duas correntinhas onde eu volto já para fazer a parte do acabamento e depois enfeitar o sapatinho depois de finalizada Vamos trabalhar uma carreirinha em ponto caranguejo para dar o acabamento entre a sola e a parte de cima do sapatinho então eu venho aqui na parte do calcanhar em cada uma sardinha que temos primeiro Brandão ponto baixo em Canoas linha de ação que deixamos pegando só na laçada de trás do ponto quando iniciamos a parte de cima do sapatinho.

Agora nós vamos trabalhar um ponto caranguejo então eu venho no próximo ponto vindo sempre aqui no ponto anterior eu vou caminhar ao contrário na carreira puxa as duas laçadas e fecha no ponto tenho na próxima lançada de base passo agulha puxa a sardinha e verso dessa forma eu trabalho em volta de toda carreira quando eu finalizar essa carreira eu vou trabalhar o outro sapatinho Até chegar na parte do fecho para que eu consiga mostrar para vocês essa inversão do fecho ficando um para cada lado e depois nós vamos para a parte de acabamento mesmo final onde a gente vai guardar o nosso sapatinho e de todos aqueles toques finais vem aqui eu já estou na última carreira que a carreira do freixo no segundo pezinho Então esse primeiro ele vai fechar aqui da direita para esquerda Então esse outro ele tem que fechar da esquerda para a direita então meu primeiro mesinho nós caminhamos já fizemos o fechou e depois continuamos toda volta em Leopoldo nesse segundo nós vamos trabalhar aqui até chegar a hora de mostrar os primeiro para vocês então aqui no primeiro nós já fizemos o queijo e trabalhamos meio ponto em volta de toda a carreira do fecho até chegar ao primeiro dos dois da diminuição nós temos um dois três quatro cinco vamos contar novamente criança de cidade minas são tão 2 3 4 5 isso mesmo 5 pontos então que que a gente faz agora a gente fala segue à frente porque o fecho vai ficar lá do outro lado até chegar lá no último diminuições da carreira de base para a gente se basear onde temos que iniciar o feijão diminuições na parte de baixo eu já fiz um ponto no meio ponto nele pense do lado de lá eu tinha cinco pontos até chegar a diminuição aqui eu tenho que ter cinco pontos da diminuição depois da diminuição para começar o fecho assim ele fica com a mesma distância então dois três quatro cinco um certo ponto eu faço o meu ponto e começa a trabalhar fácil às 16 correntinhas e repito mesmo processo que eu fiz desse lado deixa os seis pontos no sétimo começa a trabalhar em Ponto Alto faço sobre o meio ponto que vai estar aqui final um ponto alto para ficar bem fechadinho e o corpo todo o restante da carreira trabalhando em nenhum ponto e assim oração um feixe de um lado e outro do outro então vou terminar a base e depois volto para enfeitar o sapatinho agora de costurar as pérolas e vou começar a bordar então eu aprendi aqui a linha e vou começar a bordar eu venho com a pérola passo na agulha prendo no sapatinho eu comecei aqui bem na parte Zinha da última carreira Ontem nós fizemos as diminuições vem andando aqui na verdade você pode mudar Conforme você queira pode colocar mais ou menos pérolas eu vou guardar toda parte da frente do sapatinho como vocês estão vendo aqui essa parte aqui então vai ficar toda essa frente aqui ó toda molhadinha se você quiser bordar ele inteiro também vou fazer só a parte de cima aí vai muito mesmo do gosto da pessoa ou de repente se a sua cliente não é você que faz para vender pede ele com mais pérolas aí é questão mesmo trabalhando os modelinhos diferenciados né customizando cada vez mais valorizando a bença então agora o que vocês já viram como eu bordo eu vou fazer um por completo colocar o botão depois de terminar o outro e voltar mostrando o sapatinho finalizado para vocês porque logo após nós vamos fazer a faxina do cabelo de cabelo fazendo um cordão com 120 correntinhas trabalho pulando a primeira vez na segunda e começa a trabalhar em ponto baixíssimo e vou trabalhar por 20 correntinhas fazendo um ponto baixíssimo para cada correntinha da carreira de base e volta para dar continuidade finalizei os 20 pontos baixíssimos agora Eu trabalho duas correntinhas laçada na agulha por 12 e no terceiro ponto dois pontos altos ponto baixíssimo formando um ponto pico volta na mesma correntinha da carreira de base e faço mais dois pontos altos agora dois três correntinhas na quarta faço novamente o meu biquinho formando um leque com dois pontos altos três correntinhas Fashion forma de picolé e mais dois pontos altos correr até restar aqui mais ou menos em torno de 20 correntinhas novamente no final para que possamos fazer a parte do acabamento percorri toda base fazendo os biquinhos print com um ponto baixo e agora eu vou fazer ponto baixíssimo mas correntinhas finais depois de terminar lá no final eu vou arrematar o fio porque eu vou fazer o outro lado da Faxina de cabelo para fazer os biquinhos do outro lado e depois trabalhar a flor bordar e dar os acabamentos finais currículo pontos baixíssimos até chegar ao final da Faxina já arrematei o fio só deixei as pontinhas Alive para depois arrematar por completo e eu vou começar o trabalho do outro lado então eu venho aqui sobre o ponto baixo faço as corrente vou trabalhar aqui sobre o biquinho da carreira de base fazendo o mesmo trabalhado que na outra lateral dois pontos altos três correntinhas e mais dois pontos altos no mesmo ponto da carreira de base Agora vou para o próximo onde Vamos repetir mais uma vez o mesmo trabalho então ganho Abrir onde foi confeccionado o bico da carreira de base e trabalho mais uma vez dois altos três correntes Fashion forma de bico e dois altos e assim eu vou percorrer até chegar ao final dos pintinhos faço as duas correntinhas prendo Como baixa aqui bem no último pontinho bem chique e depois é só arrematar o fio e vou tar dando continuidade Onde vamos fazer a flor enfeitar a faixa finalizei a base da faxina olha como fica delicada e agora eu vou fazer a flor que vai enfeitar a nossa faixa então eu faço 5 correntinhas ponto baixíssimo formando argola Inicial três correntes e vou trabalhar mais 15 pontos altos ficando no total contando as correntinhas com um ponto com 16 pontos altos vou terminar essa primeira carreira e volto para que possamos dar continuidade fiz os 16 pontos agora vamos trabalhar a primeira carreira de argolas eu já fechei com ponto baixíssimo faço 3 correntinhas por ponto da carreira de base e no próximo tendo como ponto baixo passo 3 correntinhas o ponto da carreira de base no próximo ponto baixo e dessa forma eu caminho em volta de toda a carreira onde ficaremos depois das 8 horas prontas nós vamos trabalhar a primeira camada das Pedras uma duas três quatro cinco seis sete e oito argolinhas aqui eu fecho com ponto baixíssimo finalizando a carreira de argolas venho dentro da primeira argola e faço um ponto baixo de uma corrente trabalho 2 3 4 pontos altos uma corrente e um ponto baixo vou para próxima gola e repito mesmo processo em baixo uma correntinha 4autos uma correntinha e um baixo vou repetir essa mesma Contagem agora Labor argola até finalizar a primeira carreira de pétalas terminei a primeira carreira de velas agora vamos fazer a segunda carreira de argolas 4 correntinhas entre uma pessoa e outra eu prendo na nossa linha do ponto baixo de um lado e do outro novamente 4 correntes sendo entre uma tecla e outra vem no potinho guacho fizemos um de um lado ou do outro lado de cada um E assim a gente trabalha em volta de toda a carreira segunda carreira de argolas finalizada a última carreira de conta corrente 345 uma corrente e um baixo dessa forma trabalhando agora por argola até completar a carreira baixa uma corrente 6 altos uma corrente e um baixo um sapatinho eu já mandei os dois Olha só como ele fica bem bonitinho bem delicado agora que só falta colocar o botãozinho do lado costurar para poder abotoar no fechei a tirinha Eu também já arrematei e finalizei a florzinha agora que eu vou fazer o seguinte eu adoro ela veio porque a gente vai colocar não no centro Eles colocaram aqui bem na divisão Central que que a gente faz coloca um pouquinho do ladinho uns dois três biquinhos para frente para que ela fique de lado mesmo agora vem com a linha e agulha de costura e vou costurar a florzinha depois que eu gostaria que essa parte da florzinha eu vou mandar a florzinha só o miolo como nós fizemos no sapatinho então com linha e agulha de costura eu vou colocar uma aqui bem na parte central e depois eu venho andando envolta colocando até que fique bem fechadinho de pérolas o miolo da nossa florzinha que eu vou terminar de dar o meu carinho e depois que eu finalizar o miolo e volto para mostrar para vocês vou finalizar o meu rolo vou também ligar o botãozinho e depois eu volto para mostrar para vocês o conjuntinho já finalizado nem pessoa olha só já coloquei os botões finalizei o bordado da parte central no miolo da florzinha arrematei os fios e dessa forma nós já temos o nosso conjuntinho charminho finalizado eu espero que vocês tenham gostado da aula de hoje e até o nosso próximo tutorial. Tchau Tchau













































Créditos: Professora Simone Eleotério

Comentários